sexta-feira, 29 de abril de 2011

SE APROXIMA O MOMENTO DA BEATIFICAÇÃO DE JOÃO PAULO II

Caixão com o corpo de João Paulo II é retirado da sepultura.
A Beatificação do Servo de Deus João Paulo II envolve uma série de eventos antes e depois do Domingo da Misericórdia, 1º de maio, dia em que Bento XVI inscreverá o nome do Papa polonês no Livro dos Beatos da Igreja.

A Sala de Imprensa da Santa Sé promoveu na manhã desta sexta-feira, 29, um briefing [detalhamento do programa] para explicar como serão todos esses eventos.

Já são 2300 os jornalistas credenciados, representando 101 nações. Haverá 87 delegações oficiais de diversos Países, com 16 Chefes de Estado, entre os quais os da Itália e da Polônia, bem como representantes de cinco casas reais. A Missa de Beatificação será retransmitida por 1300 emissoras televisivas, com a cobertura de 230 fotógrafos e 250 rádios.

Participaram do briefing o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, da Rádio Vaticano e do Centro Televisivo Vaticano (CTV), padre Federico Lombardi; o diretor do Departamento Litúrgico do Vicariato de Roma, Dom Marco Frisina; o Responsável pelo Departamento das Comunicações Sociais do Vicariato de Roma, padre Walter Insero, e o subsecretário do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Angelo Scelzo.

Sexta-feira – 29/04

O túmulo de João Paulo II, nas Grutas Vaticanas, foi aberto nesta manhã para a remoção do caixão com o corpo do Servo de Deus e a urna com seus restos mortais foi colocada diante da tumba de São Pedro.

O Papa foi sepultado no interior de três caixas: a primeira, de madeira, era aquela visível durante o funeral; a segunda é de chumbo e selada; a terceira, externa, é novamente de madeira, aquela que se viu nesta manhã no momento da extração do túmulo, em bom estado de conservação, embora manifestando alguns sinais de desgaste pelo tempo.

Após a abertura do túmulo, o caixão permaneceu exposto sobre um catafalco [suporte usado durante homenagens fúnebres], quando houve um breve momento de oração e o Cardeal Angelo Comastri entoou o canto das Ladainhas. Participaram da cerimônia também o secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, o Cardeal Giovanni Lajolo e o Cardeal Stanislaw Dziwisz, bem como os bispos Fernando Filoni, Carlo Maria Viganò, Piero Marini e Zygmunt Zimowski; a Irmã Tobiana e as irmãs do apartamento pontifício de João Paulo II e os Responsáveis da Polícia Vaticana e da Guarda Suíça.

Após a Ladainha, o caixão foi levado diante da tumba de São Pedro e recoberto por um pano bordado a ouro. A grande lápide de mármore do túmulo – removida e posta em outra parte das Grutas, foi conservada intacta e será transportada a Cracóvia, para ser depois colocada em uma nova Igreja a ser dedicada ao Beato.

O caixão permanecerá nas Grutas até domingo, pela manhã, quando será levado à Basílica, diante do altar central, para a homenagem do Santo Padre e dos fiéis após a Beatificação. Nesse intervalo de tempo, as Grutas estão fechadas para o público. O caixão do Beato será depositado no altar da Capela de São Sebastião provavelmente na noite de segunda-feira, 2, após o fechamento da Basílica.

De acordo com o diretor do Departamento Litúrgico do Vicariato de Roma, Dom Marco Frisina, "cada uma das três celebrações da Beatificação é fortemente caracterizada por alguns elementos particulares que pretendem sublinhar a riqueza da personalidade do novo Beato e, ao mesmo tempo, o grande impacto que o seu Pontificado teve na vida da Diocese de Roma e no mundo inteiro".

Sábado – 30/04

A Vigília no Círculo Máximo acontece à noite. Para a Igreja, as celebrações de vigílias têm um significado particular de sempre prepararem para um grande dom. São um momento de reflexão, oração e comunhão.

"Os Santos representam para a Igreja uma riquíssima herança de graça e de fé", afirma Dom Frisina. Além da programação já divulgada para a noite da Vigília, a Santa Sé indicou nesta sexta-feira que algumas filmagens também contarão com o testemunho de jovens de Roma sobre a importância do exemplo e da palavra do Beato nas suas vidas.

Após a oração do Santo Rosário, durante o canto da Salve Regina, todos os presentes serão convidados a acender as suas velas em sinal de alegria a Deus e de devoção à Virgem Maria. Os peregrinos também poderão permanecer em oração durante a noite em oito Igrejas do Centro Histórico: S. Anastasia, S. Bartolomeo all’isola, S. Agnese in Agone a Piazza Navona (com um grupo de jovens poloneses), S. Marco al Campidoglio, Santissimo Nome di Gesù all’Argentina, S. Maria in Vallicella, S. Andrea della Valle e S. Giovanni dei Fiorentini.

A "noite branca de oração" será alternada por diversos momentos: leitura e meditação da Palavra de Deus "Viemos adorá-lo" (Mt 2, 2ss); "Vós, quem dizeis que eu sou" (Mt 16,15ss); silêncio e adoração eucarística; leitura de alguns textos de João Paulo II dirigidos aos jovens, bem como testemunhos e cantos com jovens, recitação do Rosário e Terço da Divina Misericórdia.

Nessas oito Igrejas, os peregrinos poderão viver o Sacramento da Reconciliação, já que numerosos sacerdotes ofereceram a sua disponibilidade para escutar as confissões.

Domingo – 1º/05

A programação segue sem alterações ou novidades, como já publicamos em nosso blog.

Segunda-feira – 02/05

O Cardeal Tarcisio Bertone preside a celebração da Missa de Agradecimento pela Beatificação, às 5h30 (horário de Brasília), na Basílica de São Pedro. Os textos litúrgicos serão aqueles próprios do novo Beato.

A preparação para a celebração começa uma hora antes, com a recitação de poesias do beato recitadas pelos atores Dariusz Kowalski e Pamela Villoresi. As leituras serão entremeadas por alguns trechos sinfônicos seguidos pela Orquestra e pelo Coro, bem como pela participação da soprano Ewa Izykowska.

Nenhum comentário:

Postar um comentário